quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Vespa-do-mar

| 1 comentários



É um animal lindo, o conheci quando assistia ao filme Sete Vidas, com Will Smith, mas a sua beleza é bastante perigosa. No Wikipédia tem um esboço explicando por que:

Vespa-do-mar (Chinorex fleckeri) é um cnidário marinho da classe dos cubozoários e da ordem das cubomedusas. Seus tentáculos, devido à presença de nematocistos, podem causar ferimentos letais em banhistas. Elas costumam viver nas costas Australianas, o veneno delas é tão poderoso que pode matar uma pessoa em 2 minutos, o que torna o resgate muito difícil, na verdade ela carrega veneno suficiente para aniquilar aproximadamente 60 homens. Espécie de medusa cúbica da família Chirodropidae. Seu veneno é 500 vezes mais potente que a caravela Portuguesa.

Elas são um tipo de medusa, que só vive nas águas do Oceano Pacífico, seus tentáculos medem até 5 metros, e seu corpo é do tamanho de uma bola de basquete. Seu veneno é liberado ao mínimo contato com a pele, ele se dissolve nos glóbulos vermelhos do sangue, causando parada cardíaca e respiratória.

continue lendo…

domingo, 25 de outubro de 2009

Por que sentimos cócegas?

| 1 comentários

O Blogue voltando depois de um mês inativo, mas com novo layout como podem ver *-*. Na verdade fiz tudo em uma semana, mas resolvi tirar umas férias e relaxar... Agora as postagens serão mais frequentes e menos inúteis! Adiante o assunto de retorno:


As cócegas são rápidas respostas a situações de perigo que o homem adquiriu para defender-se, são reações de pânico. Quando algum inseto tentava escalar as pernas do homem de antigamente, eram as cócegas que o faziam perceber e expulsar o bicho.

Não é possível fazer cócegas em si mesmo (propositalmente) porque o cérebro prevê os movimentos antes mesmo que aconteçam, não provocando a sensação de perigo e pânico que incita as cócegas. Quando alguém nos toca, o corpo reage, tornando-se tenso. Porém quando tocamos o próprio corpo, ele não demonstra reação.

Por Tiago Dantas
Equipe Brasil Escola.com
Muito bom, por essa eu não esparava, mas viva a informação.

continue lendo…